Tendências: “Gamificação” – uma ferramenta para os Guias Intérpretes

Tendências: “Gamificação” – uma ferramenta para os Guias Intérpretes

O Dia Internacional do Guia Turístico, foi celebrado a 21 de Fevereiro, constituindo uma data que visa melhorar a imagem da profissão e promover a utilização de guias locais nos destinos turísticos. Os guias turísticos tiveram de se reinventar ao longo do tempo para oferecer aos turistas experiências memoráveis durante as suas férias. A inclusão de jogos nos seus passeios turísticos tornou-se uma tendência popular em muitos destinos.
 
Especialistas salientam que a inclusão de técnicas de “gamificação” (uso de técnicas características dos videojogos em situações do mundo real, aplicadas em variados campos de actividade, tais como a educação, saúde, política e desporto, com o objectivo de resolver problemas práticos ou consciencializar, e/ou motivar um público específico para um determinado assunto/tema), nas visitas turísticas constitui um recurso com enorme potencial para os guias turísticos, pois permite-lhes oferecer experiências didácticas e divertidas, amplificando assim o impacto junto do turista.
 
Uma das actividades mais apreciadas que já está a ser implementada em grande escala no sector do turismo são as evasões nas ruas ou as incursões ao ar livre. São jogos de evasão ao ar livre em que um grupo de jogadores deve resolver um desafio colocado num determinado limite de tempo, decifrando enigmas, charadas e puzzles, utilizando as ruas de uma cidade ou vila como cenário para a acção.
 
Por conseguinte, é uma iniciativa perfeita para certas localidades que querem impulsionar o turismo e atrair visitantes, dando-lhes a oportunidade de conhecer o seu património histórico enquanto se divertem. Além disso, como estas actividades têm lugar ao ar livre, cumprem todas as recomendações de segurança em relação à pandemia.
 
Os turistas procuram cada vez mais algo diferente quando visitam novos destinos de viagem, e ao introduzir elementos lúdicos na visita torna a experiência do turista muito mais excitante e deixa o turista com diversas memórias significativas, porque vivenciou pessoalmente a história do lugar que está a visitar.
 
Assim, jogos como as evasões ao ar livre são concebidos especificamente para que os turistas possam visitar os pontos mais emblemáticos do sítio que estão a visitar de uma forma divertida e segura. Netas experiências, os participantes passam por aventuras emocionantes onde, através de histórias divertidas, épicas e desafios únicos, têm a oportunidade de conhecer determinados lugares de uma forma diferente, interagindo ao mesmo tempo com todo o meio ambiente circundante.

28 Fevereiro 2022